Acoplamento hidráulico é utilizado para dar uma partida mais suave onde é necessário “sobrepor” grandes inércias. Em outras palavras, o acoplamento hidráulico é utilizado para uma partida de máquina suave.
Dentre suas vantagens, se destacam:
– Partida do motor sem carga
– Aceleração suave da carga
– Proteção da máquina e do motor contra sobrecarga, com limitação do torque máximo transmitido
E a lubrificação? A transmissão de força através do fluído? Como aferir o nível de óleo?
O nível correto de óleo pode ser verificado de duas formas, sendo através da drenagem de óleo para certificar se o volume está correto (não tão recomendado, explicaremos o porquê): e a outra forma de fazer (tecnicamente mais recomendada), é através da aferição da taxa de escorregamento!
Voltando ao método de drenagem e aferição, este não é o mais adequado por dois motivos: primeiro o risco de inserir contaminantes internamente no componente, o que acelera o seu desgaste. O segundo motivo é que, caso o equipamento esteja operando utilizando uma potência menor que a projetada, haverá um excesso de óleo se o volume inserido for baseado na informação inicial do projeto, como isso o acoplamento torna-se rígido, perdendo suas funções acima listadas.
Então como fazer? O que taxa de escorregamento?
Quando o conjunto de acionamento está em operação, o acoplamento hidráulico recebe uma rotação do motor transmite ao próximo componente, porém nesta transmissão ocorre uma perda que é calculada e deve ser obedecida para que acoplamento realize sua função de forma adequada, suavizando as partidas e mantendo a transmissão de potência desejada. Está perda de estar entre 1,5% a 4%, e pode ser verificada com a utilização de uma lâmpada
estroboscópica, onde são medidos a RPM do motor e do componentes montados após o acoplamento, a diferença entre as duas rotações (considerando que do motor será maior) deverá estar entre 1,5% à 4%, sendo esta chamada de taxa de escorregamento.
Existe ainda outra forma de verificar se o nível de óleo está correto (ideal de se fazer): na partida da máquina acompanhe a corrente do motor, a corrente terá um pico no momento da partida, e se este pico deve se manter até no máximo 10 segundos a após a partida, se antes de contabilizar 10 segundos após a partida a corrente do motor cair, o acompanhamento não possui excesso. Caso a corrente permaneça alta por mais de 10 segundos, deve ser drenado um pequeno volume de óleo é verificado novamente. E a falta? Se ele estiver com um
volume abaixo do ideal, o óleo aquecerá e você terá constantes rompimentos dos bujões fusíveis!